sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

28



E já vão 28 aninhos.Agradeço a Deus pelo dom da vida e por tudo o que já colocou no meu caminho.Aos amigos, que felizmente são muitos e bons, à família linda que tenho, e também a todos aqueles que partilham este espaço comigo, apesar de muitos não os conhecer acabam por fazer parte da minha vida.



Um presente para mim, porque adoro rosas brancas.

Desafio(s)



Hoje primeiro que qualquer reflexão tenho de terminar os trabalhos de casa, caso contrário acumulam, já tenho dois desafios a responder, por isso bora lá tratar disso:

O primeiro foi-me lançado pela Orquídea que consiste no facto de:
1) Pensar numa lista com 8 coisas que gostaria de fazer ou que se concretizassem em 2009.
2)Convidar 8 bloguistas a responder ao mesmo,
3)Comentar no blogue de quem partiu o desafio,
4)Comentar no blogue de quem desafiamos,
5)Mencionar as regras.

Então é assim, em 2009 gostaria que:
1) As desigualdades sociais terminassem,ou que pelo menos quem tem algum poder começasse a trabalhar mais para isso,

2) Conseguir erradicar do mundo a hipocrisia e a mentira,

3)Tocar alguns pessoas( no coração ) pois claro, para que o mesmo começasse a funcionar, em vez de deixarem os cérebros pensar apenas em números e estatísticas,

4)Conseguir que algumas palavras deixassem de existir no dicionário, por deixarem de fazer sentido no mundo, como racismo e xenofobia por exemplo.

5)Encontrar-me...,

6)Seguir caminho sempre com a mesma força,( ou mais um bocadinho), determinação,coragem e alegria,

7)Aceitar todas as coisas menos boas, entender o "porquê?", partir para o "para quê?", e tirar partido...,( e que para além de mim, toddos o conseguissem, pois...)

8)Que tudo isto se tornasse realidade,


E pronto, um já está.Quanto ao próximo desafio,lançado pela amiga Elsa, o mesmo consistia em abrir um livro ao acaso na pág.161, no parágrafo 5 e colocá-lo no blog, e depois claro está passar a outros bloguistas.

Tenho 3 livros em mão, um deles vou lá voltar continuamente, por isso, provavelmente ainda colocarei aqui algumas coisas sobre, outro, é daqueles para descontrair, diria mesmo juvenil, e o que estou a ler agora entusiasticamente,será daí que irei extrair o parágrafo.Diz o seguinte:

"A mãe, que a uma determinada altura disse:"Pois é, na verdade, sou religiosa.A tia Piet disse há uns dias quase o mesmo, aqui em frente à lareira,"Na verdade, sou religiosa."O cerne da questão está nesse " na verdade".As pessoas aprendem a deixar de lado esse"na verdade" e também a coragem de dizer sim aos seus sentimentos mais profundos.Oque querem elas dizer com esse, "na verdade?"."





Hillesum,Etty , Diário 1941-1943, tradução de Raven-Gomes, Maria Leonor,Editora Assírio & Alvim, colecção Teofanias, pág.161.





Bem sei que não sou a primeira a colocar este parágrafo, mas é realmente daqueles que tenho em mão que nos dá que pensar...Só não vou cumprir a última parte do desafio, porque como não conheço assim tantos bloguistas,os poucos que conheço já ceitaram o desafio, aqueles que não conheço se o quiserem aceitar, estejam à vontade.


T.P.C terminado

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Mais forte...

Mais uma consulta, mais receio...afogo aquela tristeza que me incomoda bastantes vezes em grandes sorrisos, e naquilo que é realmenta importante na minha vida...ela persegue-me, mas de uma coisa eu tenho a certeza, sou mais forte que ela...



E agora , porque me apetece também ponho este vídeo porque me apetece ouvir,me faz dançar, e me faz sorrir...

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

..........101..............

Já vivo um 4º dia longo( muito pequenino ainda, para quem me entende, mas quem pensa apenas num dia, não o entenderá assim), mas quem partilha do mesmo amor e da mesma entrega entenderá que este quarto dia durará até ao fim da minha vida e para além dela.
ChamasTe-me e eu segui-te, hoje, apenas me arrependo de não o ter feito mais cedo, mas Tu assim o quisesTe, tu assim o entendesTe.Por isso o aceito pois Tu o saberás porquê.
Para tudo há um tempo, para tudo um caminho.Concede-Me a graça de Te servir todos os dias da minha vida,que entenda todas as provações como uma dádiva, todas as metas alcançadas como um presente...
Aprendi a dizer obrigado...
Aprendi o que era ser feliz...
Acompanha-me muitas vezes o receio de não agir em conformidade, acompanha-me muitas vezes o receio e não dar o passo correcto, mas também me segue a certeza que Tu estás sempre lá.
Muitas coisas teria aqui para dizer, mas mais que dizer importa-me,acima de tudo viver.


"Maravilhas fez em mim,
minha alma canta de gozo,
Pois na minha pequenez
se detiveram Seus olhos.

E o Santo e Poderoso,
espera hoje por meu sim,
minha alma canta de gozo,
maravilhas fez em mim.

Maravilhas fez em mim,
da alma brota meu canto,
O Senhor me amou,
mais que aos lírios do campo,

E por Seu Espírito Santo,
Ele habita hoje me mim,
que não pare nunca este canto,
Maravilhas fez em mim."




(já passou um ano) DECOLORES

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Escuta...





É na ilusão do silêncio ou de uns e outros silêncios que muitas vezes reagimos.
Não acredito no silêncio, não na sua forma mais clássica, ainda que acredite que muitas vezes é esse mesmo silêncio que se faz ouvir em certos espaços que determinam acontecimentos,situações e até relações.
Quando digo que não acredito no silêncio, pelo menos não acredito em mim mesma quando quero fazer silêncio
.Não consigo!!O meu pensamento gira constantemente , a minha mente busca continuamente a ânsia de se saciar...por isso não consigo acreditar, não consigo deixar um vazio ainda que momentâneo nos meus pensamentos.
Apesar disso sei que sou boa ouvinte, tenho obrigação de o ser, pois se me considero tua, ou tua, ou até mesmo tua amiga terei de o ser, ou não o poderei ser fielmente, correndo o risco de o egoísmo tropeçar nessa ilusão
.Não há momentos de descanso, não há momentos de vazio.Mas sim a vontade de tomar a direcção das ideias e aplicá-las convenientemente, existe sim a vontade de se fazer ouvir. Ainda que para isso por vezes não é preciso fazer muito barulho.
Por vezes, para determinada atitude, se permanecermos em silêncio conseguimos fazer ouvir aquilo que queríamos em voz bem alta.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Doce ou amargo?!



Quando começamos a entender a alegria que é viver agradecidos e maravilhados por tudo o que temos( e não falo aqui unicamente de bens materiais), começamos de alguma forma a agradecer também o menos bom da vida.
Sem saborear primeiro o amargo, não ficaremos agradados com o doce.Se nunca chegamos a conhecer o doce, o amargo ser-nos-á suficiente, conveniente, bastante.
Mas, porque temos tanto não sabemos porventura apreciar o pouco.
Se tenho frio, que bom...também tenho morada, manta e fonte de calor.
Se tenho fome, não faz mal...também tenho pão, água e alimento.
Se tenho de ir trabalhar, ainda bem...também tenho salário no final do mês, as contas pagas e qualidade de vida.
Se o meu filho faz uma birra, paciência...também sou mãe, o melhor do mundo.
Se o marido também faz birras( pois, porque às vezes tb faz), que mal tem...é porque tenho alguém que me ama de tal forma que aceitou perante Deus e o mundo, amar-me até que apenas a morte nos possa separar...
Se tenho tantos mails,sms,para ler, visitas que nunca mais acabam, e telefonemas todos os dias...que maravilha, tenho tantos amigos que se preocupam comigo.
Se me iludo e desiludo consequentemente com alguns...paciência tenho o coração mole :( e ás vezes também sou um bocadinho ingénua), serve de lição.
Problemas?!!!!Temos todos.Resolvê-los?!É uma forma de dinamizar a vida.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Ups...


Somos tão teimosos...somos tão senhores do nosso nariz, que teimamos em não querer muitas vezes aceitar o que deve ser aceite...Mais uma vez, enfrentei a minha insignificância e a minha pequenez perante Ti.
Quando há alguns meses atrás (pouquinhos) me propunham nova "missão", encarei-a sem entrega, sem ânimo algum, apenas porque sim, e vamos ver no que dá. Ocupava o meu lugar unicamente porque me pediam para ficar ali, o que é certo é que fui ficando...e fui gostando, quando pensava que não tinha jeitinho nenhum para tal, eis que, ..."vem pr´a frente, Lina...".E eu fui, pois.
Quando se organizaram cargos e responsabilidades, pois...borá lá a votos, e fomos todos.Eu que ainda não conheço quase a maior dos nomes, ouvi assim de repente:"Lina"...-"Quem?!!!Eu?!!!"
Impulsivamente queria dizer que não, mas em pensamento tão rápido que deu para reflectir tudo concluí, -" Não tenho o mais pequeno direito de dizer que não.Nem em quem depositou tal confiança em mim, e muito menos a Ti." Puseste-me neste caminho Senhor. Obrigada porque soube ouvir-Te...Agora, ajuda-me a continuar a seguir a Tua vontade e os Teus caminhos."
Mas, Tu és assim...perdoa-me por ainda ser tão teimosinha....

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Evangelizar...


Ao jantar:

-Não digas que não sou cristão.
-Pois não, não és...
-Porquê?!!...sou baptizado, sou casado por igreja, e acredito em Deus.
-Pois, mas vais à missa?
-Eu não, não tenho tempo, quando quero rezar, rezo em qualquer lado, mas até simpatizo, com o padre...
-Pois, mas não é ele que precisa da tua simpatia, não és cristão, talvez crente.
-Não digas isso que não gosto, já te disse que já fui baptizado e até casei por igreja...
-E?! A Igreja não é nenhuma loja de sacramentos,vais a meia dúzia de missas e recebes um sacramento? As coisas não são assim.
-Para quê?! Ás vezes até ia à missa durante a semana e depois nem era o padre...


Enfim...Também nunca ninguém me disse que ia ser fácil!



quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Dúvida metódica...



Quando estudei Descartes, aprendi a fazer um "exercício" interessante(para além de muitas outras coisas, como é óbvio) a "utilizar" a dúvida.
Ainda que muitos outros tivessem vindo depois,os quais muito aprecio pois então, de alguma forma a elaborar por assim dizer, novos "exercícios", sempre achei curioso aquilo de que falo.
Muito brevemente e sem me querer enrolar em conceitos, imaginemos que pomos tudo em dúvida,que é possível duvidar de tudo e colocar a existência de tudo em questão,até que finalmente resta algo do qual não podemos de forma alguma duvidar.Não me apetece agora aqui, divagar e explicar devidamente a teoria, pois tal adivinhar-se-ia perigoso, trazendo para aqui talvez discussões que não são agora o objectivo,(ainda que tal não me entristeça, mas para tal existem outros blogs e outras formas de o fazer).
Mas, por acaso pus-me a pensar e claro está a duvidar...tantas dúvidas nesta cabecinha...!(também, se assim não fosse não estaria em mim concerteza.)E, de tantas dúvidas, surgiram imensas certezas...
Todas elas inegáveis...
Todas elas aceitáveis...
Todas elas responsáveis por aquilo que sou.
A certeza que me ajuda em seguir em frente, a certeza que me ensina todas os dias,é a de que Tu me vigias, me sossegas.

A certeza de que nada acontece por acaso...

A certeza de que os Teus caminhos me fazem feliz...

A certeza de que é a Ti que tenho de agradecer por quem sou, o que sou, quem me tem e quem tenho,

mas ainda assim restou-me uma dúvida: Serei merecedora de tudo isso?

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Uma conversa séria...



Fui á Tua casa...
Não precisei de bater, a porta esá sempre aberta.Entrei e não me desiludi, como sempre estavas à minha espera, posso ir todos os dias, a todas as horas...quando quiser.Primeiro sentei-me, não sabia que Te dizer, mas apetecia-me estar ali, só um bocadinho, deixar-me ir pelo pensamento, sem perceber fui falando conTigo, dei por mim a rir, dei por mim quase a chorar.Finalmente consegui ter uma conversa séria conTigo, finalmente!
Não que precise de Te dizer como estou e o que sinto, mas preciso que me ajudes a perceber a mim mesma, o que sou, e muitas até o que sinto.Não duvido do Teu amor por mim,como posso duvidar???!
Não duvido do meu amor por Ti,mas ás vezes o Teu colo faz-me falta,perdoa-me se não o consigo perceber, perdoa-me por tanta coisa...

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Um dia diferente


Hoje foi um dia diferente!


Não que tivesse saído do mesmo lugar, não que tivesse feito coisas diferentes, mas "viajei" muito, pensei muito, senti-me longe, muito longe, e ao mesmo tempo aqui...!Abandonei-me na saudade e na esperança. Não consegui ter um dia normal.Ainda que imensamente acompanhada e amada, dei por mim a fazer, refazer e voltar novamente a um exame de consciência que se quer diário, mas , que por vezes falha.Mas hoje foi diferente, recordei os tempos de faculdade, os velhos amigos, os velhos projectos...como tudo muda, como nós mudamos!


Continuo a divagar, a levantar questões pertinentes, a tentar encontrar respostas, continuo a adorar Filosofia, continuo com a mágoa de não poder mais...


Amigos?Os que o eram continuam, que saudades, que memórias...muitos deles não nos vimos há anos, mas apenas fisicamente, felizmente continuamos a manter o contacto, felizmente parece que não nos vimos desde ontem...os que vão surgindo parece que sempre o foram...


Projectos? Também mudam pois...ai se não mudassem, tantas ilusões!!!


Continuo a iludir-me, nem seria eu se assim não fosse,quem me conhece sabe. Continuo a querer mudar o mundo, mas o mundo teima em mudar-me. Continuo a preocupar-me com tudo e todos, acabando por preocupar quem se preocupa comigo...Mas sou eu, magoada por vezes por querer e não conseguir mais, mas feliz mais vezes ainda por perceber que se foi ali que cheguei era ali que devia ter chegado.


Feliz por ter percebido, que é nesta arena que tenho de enfrentar os "touros" da minha vida, ainda que possa sair magoada da luta, terei sempre alguém para me tratar as feridas.Continuo por vezes a pedir paz, mas a ser feliz por ser quem sou.

fy">

sábado, 10 de janeiro de 2009

PEQUENA...

Pensar tantas vezes nos que poderá fazer felizes, no que poderá ser a Felicidade...não será mais fácil confiar, entender, compreender e aceitar??

Deixarmo-nos levar na brandura das coisas simples, na leveza do ser irmão, deixar-me ir...deixar-me de ser, deixar de ser o Eu, para que dê lugar a Ti, pois caminhando por Ti, caminhando para Ti, encontro todos os dias, todas as horas, em cada pedaço de tempo, em cada traçado de caminho, o que me mostra a felicidade... deixar-me ir, deixar-me para dar lugar a Ti.

Sou tão pouco ainda, tão pequena...,mas por Ti, sou tão FELIZ...



"´Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim."

S.Paulo

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

EFÉMEROS...

APENAS O TEMPO,
ATENUARÁ A DOR,
PARA QUE A MESMA DÊ LUGAR À SAUDADE.


SOMOS EFÉMEROS.





terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Prometo-te...


Uma carta, um brinquedo, um presente...vou enviado e esperando que chegue devidamente ao destino, ainda que demorado, pois eu sei que demora...
Mas, um dia espero, que um dia, não seja necessária a carta, pois, um dia irei dizer-te pessoalmente que gosto muito de ti, e que no mundo existem muitas coisas bonitas, que tu és lindo, que a tua simplicidade, a tua timidez, a criança que és me ensinam todos os dias a perceber o que realmente é importante na vida.
Um dia não te irei escrever, irei ter contigo, ir-me-ás mostrar o teu mundo e aprenderei a viver nele, um dia será debaixo do mesmo tecto que iremos rezar as nossas orações e que diremos dizer boa noite um ao outro, prometo-te que um dia irei ter contigo...


a tua madrinha.

sábado, 3 de janeiro de 2009

2009

Ano novo, vida nova...


Recorremos a frases feitas de modo a impormos a nós mesmos que há esperança, que há caminho...


Ainda que se adivinhem dificuldades, curvas, retrocessos, depende unicamente de nós o assimilar das nossas decisões, o sorrir para a vida, o aceitar de contratempos, o saber percorrer as curvas tão bem quanto as linhas rectas.Cabe-nos aceitar os nossos sonhos, e fazer deles guias.


Que os mesmos não sejam egoístas, que os mesmos entendam o outro como irmão para que unicamente não sejam apenas preenchidos pelo bem individual.


Que a beleza de saber ser feliz, entenda que a nossa felicidade apenas o poderá ser quando o outro que nos completa, que nos rodeia e nos aceita como irmão também o seja..





FELIZ ANO NOVO