terça-feira, 30 de junho de 2009

Só às vezes...

Ás vezes gostava de ser a rosa de que nos fala o Princepezinho.Mas,gostava de ser a rosa que fica dentro da redoma,protegida de tudo e todos.Às vezes apetecia-me mesmo.
Há dias que sinto as forças a terminar.Esgotam-se na luta silenciosa que continua todos os dias mal abro os olhos.Esgotam-se de tentar precaver-me,de tentar lutar olhando em todas as direcções para que não haja nenhum espinho,flecha, o que quer que seja que me consiga ferir.Às vezes baixo os braços, de cansaço e deixo-me continuar ferida.
É aí, que às vezes me fazia falta a redoma.Talvez,ainda que fazendo uma pausa dessa luta,conseguisse,dentro da redoma,ver a realidade ou quem faz parte dela sem máscaras.Gostava de reconhecer, entender e saber gostar do verdadeiro eu de cada um.Gostava de perceber sorrisos mentirosos,olhares igualmente fingidos,mas amá-los da mesma forma,pois também eles fazem parte de cada um.Gostava que às vezes me entendessem como sou.
Mais fraca? Mais inocente? Mais tonta? Não sei.Se calhar às vezes sim,só porque não consigo fingir.Se estou triste,sou-o,se não gosto,digo-o,se estou magoada,informo,mas às vezes dava-me mesmo jeito aquela redoma para poder descansar um bocadinho...

sábado, 27 de junho de 2009

7



Festejo 7 anos de matrimónio.Não é por isso que agora escrevo aqui,mas porque acho graça ao facto das pessoas me felicitarem.Até entendo, até compreendo,mas e depois?
Sim,já são sete anos,ou, sim, ainda são só sete anos.Mas, de qualquer maneira,e, sete anos e um dia,já não é importante? E sete anos e dois dias?
Festejo todos os dias essa decisão,esse sacramento,este caminhar de vida em comum.
Porque é todos os dias que agradeço por mais esta forma de Deus me mostrar que me ama.Quando através daquele que escolheu para ser marido,pai, amigo,mo mostra todos os dias. Sou feliz,sim,mas não são apenas sete anos,são todos os dias que construíram todo este tempo.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Sem querer...



"Sem querer, falei para Ti,descobri-Te no silêncio.Eu sei que Tu me ouves,e que lês o meu pensamento.Sem querer estava a rezar,a falar-Te Cristo amigo,assim na simplicidade.Não estou só, estou conTigo.Eu sei que para rezar, preciso ser humilde,é dar voz ao coração.Eu sei que posso rezar com um gesto, uma palavra,mesmo até uma canção. Sem querer olhei o mar, nele pude ver Tua mão.Senti-me agradecida, ouvis-Te meu coração.Sem querer, nasci de novo e cantei uma canção.Ela, dizia obrigado, escutas-Te a minha oração."

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Consciência...

Mas porque me incomodas a esta hora?!!!Já pensei,já analisei e já cheguei à devida conclusão.Tens toda a razão.Não é fácil admiti-lo,mas talvez seja o ponto de partida.Para a mudança.Para que aprenda a colocar no devido lugar,a quem devo a maior importãncia,incluindo a mim mesma.Mas,por agora deixa-me apenas dormir.

terça-feira, 23 de junho de 2009

Eu sei...

Ás vezes é difícil encontrar as palavras, mas há quem o faça muito bem a cantar.Ao ouvir esta música,apercebi-me que hoje não havia mais a dizer.Basta ouvir...

sábado, 20 de junho de 2009

Preciso de mim...



Preciso de me reeducar.É preciso muitas vezes saber definir prioridades,e também ser-mos nós a defini-las, porque quando deixamos o mundo tomar conta de nós,deixamo-nos entregar às coisas do mundo.


Preciso do meu silêncio,para que me possa ouvir,preciso do meu tempo,para que possa olhar-me.Preciso de,acima de tudo saber-me ouvir.Para que não me sinta órfã de mim mesma.Sou esposa,mãe,dona de casa, trabalhadora,amiga,filha,irmã,neta...


Sou membro,sou parte integrante,sou ( não porque o considere)mas, dizem-me indispensável (não sou,todos somos dispensáveis,às vezes,é mais uma desculpa para que não o faças tu,mas para que o faça eu)...Tudo porque faço.tudo o que aceito fazer,amo-o...porque só o que é feito com amor, e sem interesse é realmente bem feito.Não são frases feitas,nem citações ao desbarato,sou assim...quem me conhece sabe!


Mas,por agora preciso de reeducar-me,preciso de mim...

terça-feira, 16 de junho de 2009

Grrrrrrrrrr...



1º inventário sozinha!!!!Tchiiiii....Tanto sapato para contar!!!!!!!!

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Quem corre por gosto...



É preciso tempo para tudo,o que precisava para partilhar aqui, encontrei-o agora.

Foram dias muito cheios,muito ricos.De tudo,de partilha, de confiança,de entrega,de trabalho,de cansaço...

Finalmente,consegui no novo emprego alcançar o primeiro objectivo a que me impus.As coisas estão diferentes, a mudança correu bem,as alterações, o novo cargo estão assumidos.Estou confiante e feliz.Quem me acompanha todo o dia entende-me,aceita-me e respeita-me.Somos equipa!!!

O avanço da casa nova continua,já temos porta de entrada.Parece pouco? Para nós não. Tudo tem o nosso amor,o nosso esforço, o nosso casamento, a nossa união.Para nós, é mais uma vitória,mais uma alegria...outras virão.

As Festas de St.António também já passaram,tantas noites mal dormidas...

O meu filhote este ano participou nas marchas populares,lindo como sempre e à altura da situação.Com 4 aninhos,mas,portou-se como gente grande. Já passaram os ensaios,já passaram as preocupações com o fatinho,mas valeu tanto a pena,vale sempre a pena,sentir a satisfação,a alegria e o orgulho de saber cuidar do mais belo presente que Deus me emprestou, o nosso filho.

Aniversário do nosso coro.São 39 anos,por isso há que saber mostrar à nossa comunidade que estes 39 anos estão presentes,somos coro,somos grupo, somos amigos e caminhamos para Te louvar Senhor.

Que fazer,como fazer? Apenas um objectivo,agradecer-Te Senhor.Ainda ontem alguém me pedia para ir jantar fora.Não podia,ainda tinha de preparar as cartolinas,ainda tinha de escrever a oração de acção de graças,ainda tinha de preparar os miúdos,e às 21h era a minha vez novamente de estar na barraquinha das festas.Diziam-me, que ainda me havia de cansar, sempre eu,sempre eu.Não, cansarei-me o dia que Deus se cansar de mim,ou seja concerteza que nunca o farei,e eu,tinha isto para fazer,outros tinham outras coisas.

Obrigada amiga pelo teu esforço,tivemos escuteiros, cortejo de entrada,acólitos,obrigada a ti,e obrigada a todos os que estiveram.Sabemos que não é o mais importante,mas em dias assim também nos deixa felizes.Obrigada pelo ramo de flores C.P.R., pelo cartão, pelo gesto, pelo abraço,sentimo-lo todos,somos igreja!

Por agora,para além da família e do trabalho,vamos lá preparar os textos que quarta é dia de reunião,bora lá preparar um documento de estudo que me foi entregue para trabalhar, com várias questões para responder.Pois,porque o nosso pároco,não brinca em serviço.

Ensaio só no sábado,mas,não há muito tempo para ensaiar.Temos festa!!!Temos quatro aniversários para celebrar,Bela,Vânia,Luis Margalha e Luis Barradas.Sim,porque queremos celebrá-los juntos,porque somos coro,porque somos amigos.

Amigo Manecas, a este ensaio não pode faltar,terá bolo de certeza.E o casamento não é desculpa,porque eu também vou lá estar e não resisto a dar um pulinho ao ensaio,ainda para mais quando um dos aniversariantes é o Luís.

É assim,e assim vai continuar a ser!

Está a acabar-se o momento de pausa,o filhote ainda dorme,bem precisa! Bora agarrar o dia,ainda que de folga, há muito que fazer,mas tudo o que faço,é tão gratificante...

Quem corre por gosto não cansa.Como me amas Senhor,tanto que Te amo meu Deus!!!

terça-feira, 9 de junho de 2009

Também é preciso...



Também é preciso falar para que escutem,ao invés de apenas ouvir.


Também é preciso reconhecer fraquezas.


Também é preciso saber chorar.


Também é preciso ser um pouco egoísta e procurar afecto.


Também é preciso regar o coração,a alma com mimo,carinho.


Para que possa saber ouvir,para que saber consolar,para ser total na doação ao outro.Talvez o faça mais vezes...

domingo, 7 de junho de 2009

Aprender a ser feliz...



Há alturas em que se torna difícil a partilha!Existe até a vontade e a necessidade de o fazer,mas há dificuldades que não o permitem.


Faltam as palavras adequadas para partilhar o que se pretende.Foram vividas muitas coisas esta semana!Pensadas muitas também.Atravessam-se no caminho muitas dificuldades.Não é algo que se veja,que se reconheça,é a maior dificuldade que venho a tolerar há demasiado tempo.O enfrentar-me a mim mesma,o não poder fugir de mim,pela responsabilidade a que me impus.A entrega ao outro atravessa todos os dia aquilo que sou.


O suportar-me a mim mesma adivinha-se difícil,mas gratificante com certeza!! Na maravilha dos dias aprende-se a agradecer aquilo que somos,mas acima disso,aprende-se a mudar para o que devemos ser.


Responsabilizo-me todos os dias,porque a consciência da importância do caminho que segui,é deveras surpreendente.Tão surpreendente como a Tua magnitude,a Tua bondade,o Teu amor.


Mais não sou que um instrumento da Tua vontade.Orgulho-me disso.É quando me magoam porque falo por Ti,é quando me incomodam quando vivo por Ti,que sou imensamente feliz.E sou-o porque encontro forças,encontro-Te todos os dias ao meu lado para o continuar a fazer.Não o nego,não Te nego, nunca,pois fazê-lo implica renunciar-me a mim mesma.


Implica renunciar ao mais profundo de mim,ao grande amor que me suporta,e que dá sentido ao que sou.

terça-feira, 2 de junho de 2009

O melhor presente...

Dia da criança.Ainda que entenda que não seja necessário um dia para que nos lembremos das nossas crianças,comemora-se,não nos passa ao lado.Ainda mais quem tem crianças em casa.Dando sentido áquilo que sou,todos os dias tenho a honra de partilhar a minha vida com o melhor presente que me podia ter sido dado,o meu filho.Hoje ainda e só com 4 anos já me ensina muitas coisas.Ás vezes a sua consciência,a sua noção das coisas dá-me lições.Dizia ele,esta manha,que hoje, não é o dia da criança,mas sim o dia do filho.E isto porquê? Porque criança deixa de ser,mas filho é toda a vida!!