quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Mensagem...



Ás vezes recebemos mimos , que não podemos deixar de partilhar.Hoje ao abrir a caixa de mensagens ,tinha esta muito especial:






1. A glória do homem virtuoso é o testemunho da boa consciência. Conserva pura a consciência, e sempre terás alegria. A boa consciência pode suportar muita coisa e permanece alegre, até nas adversidades. A má consciência anda sempre medrosa e inquieta. Suave sossego gozarás, se de nada te acusar o coração. Não te dês por satisfeito, senão quando tiveres feito algum bem. Os maus nunca têm verdadeira alegria nem sentem a paz interior; pois não há paz para os ímpios, diz o Senhor (Is 57, 21). E se disserem: Vivemos em paz, não há mal que nos possa acontecer, e quem ousará ofender-nos? - não lhes dês crédito, porque de repente levantar-se-á a ira de Deus, e então as suas obras serão aniquiladas e frustados seus intuitos. 2. A quem ama não é dificultoso gloriar-se na tribulação; pois gloriar-se assim é gloriar-se na cruz do Senhor (Gál 6,14). Pouco dura a glória que os homens dão e recebem. A glória do mundo anda sempre acompanhada de tristeza. A glória dos bons está na própria consciência, e não na boca dos homens. A alegria dos justos é de Deus e em Deus, a sua alegria procede da verdade. Quem deseja a glória verdadeira e eterna não faz caso da temporal. E quem procura a glória temporal ou não a despreza de todo, mostra que pouco ama a celestial. Grande tranqüilidade do coração goza aquele que não faz caso de elogios nem de censuras. 3. É fácil estar contente e sossegado, tendo a consciência pura. Não és mais santo porque te louvam, nem mais ruim porque te censuram. És o que és, nem te podem os louvores fazer maior do que és aos olhos de Deus. Se considerares o que és no teu interior, não farás caso do que te dizem os homens. O homem vê o rosto, Deus o coração (1 Rs 16,7). O homem nota os atos, mas Deus pesa as intenções. Proceder sempre bem e ter-se em pequena conta é indício de uma alma humilde. Rejeitar toda consolação das criaturas é sinal de grande pureza e confiança interior. 4. Aquele que não procura o testemunho favorável dos homens mostra que está todo entregue a Deus. Porque, como diz S. Paulo, não é aprovado aquele que a si próprio recomenda, mas aquele que é recomendado por Deus (2Cor 10,18).




Andar recolhido no interior com Deus, sem estar preso a alguma afeição humana, é próprio do homem espiritual. Deus te abençoe! "


Não podia deixar de partilhar,nem de ficar feliz... Ás vezes aqueles com quem passamos menos tempo,são talvez aqueles que nos entendem e conhecem melhor...

sábado, 24 de outubro de 2009

Ás vezes (ou, demasiadas vezes...)



Ás vezes todo o dia valeu a pena ( como sempre, basta procurar o porquê).



Mas, ainda assim, num dia demasiado ( ou não), rico de encontro, de ideias,de e colos, de caminhos e chegadas,ás vezes ainda encontramos angústia e motivo para desabar o que foi conseguido.



Muitas vezes,senão todas as vezes, por nossa culpa.



Procuramos motivo,fabricamos angústia para deixar desabar como um castelo de cartas o que foi sendo construído diariamente.



Ainda assim,teimosa e egoisticamente não quer o coração ou a razão, ainda não sei, reconhecer que a própria razão não se encontra do nosso lado.Mas, não é só do outro também.É porque foi sempre assim, que, ainda que não correcto, tenha de continuar a ser??



É porque, se calhar, ainda que já tenha conseguido a mudança,alguma mudança, que essa pequena divergência tenha de ser digna da louvor??



Confuso sei,mas, também por agora não me apetece esventrar mais,nem sei se o farei! Agora, vou tentar,apenas isso, mimar-me com algumas horas de sono,talvez algumas pela manhã,e até que ele chegue,talvez (embora acredite que não) consiga chegar a uma conclusão.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Quase de volta...



Quase de volta a casa...mais uma vez! Sexta "caminho" em direcção em casa,finalmente! Depois de mais uma semana fora,as saudades apertam,a vontade de abraçar os homens da minha vida é grande.Dá graça,ás vezes acho piada,por mais que o tempo passe,por mais que se multipliquem acontecimentos ao longo da vida,sinto tanto a falta,de quem me acompanha na luta diária há já 10 anos.Ainda ontem te conheci!


Ainda assim, não dispensava este tempo por outro. Se aqui estou,é porque é aqui que devo estar. Levo na bagagem,conhecimento,formação,amizade...só coisas boas.


Mais semanas assim virão,e para mais longe ainda. Mas também essas irão passar. Agradeço todos os dias,por todos os dias desta vida,que não é minha,mas que todos os dias vai sendo construída por mim...como Tu quiseres!

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Um recado...



Recuperando o tempo perdido,e "folheando" alguns posts que não tinha ainda conseguido ler,num blog amigo encontrei um recado,que me serviu e que me vai acompanhar ao longo do dia.





"Cuida de ti também, reserva tempo para descansar, para reencontrar o equilíbrio e reza.


Deposita todo o teu fardo do momento no coração misericordioso de Jesus. Deixa-te amar por Ele adorando-O, deixa-te consolar; n'Ele encontrarás a paz e o reconforto de que tanto necessitas para continuar a avançar. Vive cada vez mais em comunhão com Cristo."





Perdoe-me amigo Manecas,mas não resisti a colocar aqui também,levo gravado na memória,e no coração.

domingo, 11 de outubro de 2009

Parei...



Ás vezes sem querer,ou porque tem de ser...parei.Cansaço acumulado, sono adiado,refeições camufladas,já se sabia,parei.Um domingo,em que ainda consegui ir trabalhar,até ao momento em que já não consegui andar.Parei...

Caminha agora,para descansar, tem de ser!

Assim como criança teimosa,em que teima não fazer o que deve ser feito,leva um castigo do Pai, para que comece a ser uma menina responsável.

Agora perdoem-me,mas,vou dormir...

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Bom dia...



Era uma vez..alguém que seguia o que julgava certo,tentava ouvir o que deveria ser, para que os passos não fosse errados.Era uma vez,alguém que sonhava ser feliz,buscando no que não tinha motivos para o ser.


Era uma vez alguém que percebeu,que não é no que se procura,não é no que não se tem que se encontra motivos para sorrir.É aprendendo a olhar em volta,a admirar o que nos rodeia,a agradecer pelo que recebemos todos os dias, a agradecer pelo dom da vida, a brilhar porque só por ser quem é, é feliz...


Hoje finalmente chove,já tinha saudades do cheiro da terra molhada,do barulho da chuva... hoje agradeço por mais uma vez poder partilhar este presente.Bom dia...